Seguidores

sábado, 10 de março de 2012

Água é 17 vezes mais cara no norte do país

Segundo um estudo, o défice do tarifário é de 400 milhões. O preço da água em Paços de Ferreira é 17 vezes maior do que o preço em Oleiros. O Presidente da Águas de Portugal admite um aumento de preços.
Segundo o jornal "i", há uma disparidade abissal nas tarifas de água cobradas em Portugal, de 1 para 17, segundo o estudo da KPMG sobre as condições económicas e de sustentabilidade no sector, promovido pela AEPSA (Associação de Empresas para o Sector Ambiente). Em 2009, Paços de Ferreira, no Porto, pagava 314,76 euros por 120 metros cúbicos de água, contra os 18 euros cobrados pela mesma quantidade em Oleiros, Castelo Branco.
A AEPSA voltou a criticar o excessivo peso do Estado no sector, enquanto decisor político, autoridade nacional da água, regulador, fiscalizador, concedente e concessionário. E reivindicou a entrada de privados para níveis próximos dos existentes na Europa. Em 2007, os privados na Inglaterra abasteciam 88% da população, contra 14% em Portugal. Segundo os analistas, o défice tarifário supera 400 milhões de euros.
O cenário é desvalorizado pelo presidente da AdP. Pedro Serra admite que terá de haver um aumento das tarifas da água, mas este deve ser contido e acompanhado de medidas como o alargamento dos prazos de concessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário