Seguidores

sábado, 10 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS OCEANOS





A Importância dos OceanosAs águas oceânicas ocupam 71% da superfície da Terra, o que significa que desempenham um papel extremamente importante na regulação da vida do planeta.
As interacções entre o oceano e a atmosfera condicionam o clima mundial. Não só pela distribuição de calor no globo, através das correntes marinhas, como também pela sua importância no ciclo da água, pois no oceano existe 97% de toda a água. 

Neste ciclo contínuo, pode-se inferir que uma gota de água permanece, em média, 9 dias numa nuvem, 2 horas num rio e 5000 anos no oceano antes de se evaporar novamente.
Por outro lado, o oceano é fundamental para o equilíbrio ecológico do planeta, pois cerca de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton durante o processo fotossintético. 

Recursos mineraisDo fundo do mar são extraídos minerais, como o magnésio que é utilizado em ligas metálicas, especialmente com o alumínio. 
O bromo é utilizado na indústria alimentar, farmacêutica e fotográfica. 
O sal de cozinha (cloreto de sódio) é o mineral mais importante obtido directamente a partir da água do mar. 

Fonte de energiaA energia da água do mar é aproveitada de diversos modos. Em alguns locais, a força das marés é convertida em energia eléctrica. 
Noutros, a água fria é utilizada para arrefecer as turbinas de centrais térmicas:
- No túnel que atravessa o Canal da Mancha a temperatura dos carris tende a aumentar, devido ao atrito provocado pela passagem do comboio. A fim de evitar possíveis incêndios, um complexo sistema de arrefecimento com água do mar mantém a temperatura dentro dos níveis de segurança.

Recursos vivosAnualmente, cerca de 100 milhões de toneladas de pescado, são a principal fonte de proteína para 2.000 milhões de pessoas. 
Muitas algas e animais marinhos são utilizados para os mais variados fins. As algas são utilizadas na indústria do papel, fotográfica, alimentar, farmacêutica e vinícola. Da carapaça dos crustáceos retira-se quitina, que é utilizada no tratamento de queimaduras e reconstrução de vasos sanguíneos.
Do peixe retiram-se diversos compostos, com múltiplas aplicações desde a pintura, lubrificantes e indústria da borracha. 
Das esponjas retiram-se substâncias que são empregues no fabrico de fármacos para combater doenças, como o cancro e a SIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário