Seguidores

sábado, 10 de março de 2012

A importância dos Oceanos

Não podemos negar que durante toda a história do ser humano, ele sempre teve uma ligação muito forte com o Oceano. Os antigos acreditavam nos poderes místicos do mar e ainda existem algumas culturas que reverenciam esse elemento de nosso planeta que forma paisagens incríveis e é essencial para a manutenção de nossa vida na terra.
Os Oceanos cobrem aproximadamente dois terços da superfície terrestre; ou seja, estamos em um planeta chamado Terra, mas que na verdade tem muito mais água em sua superfície do que qualquer outra coisa. Os Oceanos são corpos de água salina que são divididos segundo determinadas regiões, no Brasil, somos banhados em nosso litoral pelo Oceano Atlântico.

Importância dos Oceanos

Os Oceanos são responsáveis, entre outras coisas, pela manutenção do Oxigênio na Atmosfera terrestre; nele, encontramos micro-organismos capazes de promover a fotossíntese assim como as plantas. Eles capturam o CO² conhecido como Gás carbônico e emite o O², o Gás Oxigênio utilizado na nossa respiração; ou seja, o pulmão do mundo na realidade são os Oceanos e não a Amazônia, como alegam algumas pessoas.
Além da função que exercem na atmosfera terrestre em relação ao Oxigênio, os Oceanos também tem um papel fundamental no Ciclo Hídrico. É do Oceano que vem boa parte das águas que precipitam no interior dos países; a água é evaporada através da incidência dos raios solares sobre a superfície dosOceanos e passa à atmosfera, formando nuvens. A partir de então, essa água do oceano que agora é uma nuvem, começa a viajar pela atmosfera e vai precipitar bem longe de onde foi evaporada a água.

Os Oceanos do Planeta Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário