Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2012

Quanta água há na Terra?




O Planeta Terra sem água (esquerda), a água dos oceanos (centro), a água potável (direita).Creditos: David Gallo/WHOI.

David Gallo (WHOI) criou uma imagem curiosa e interessante, retirando toda a água do mundo e transformando-a em "circunferências" semelhantes à Terra, pode-se ter uma idéia da quantidade de água existe no planeta Terra.

Se a Terra fosse do tamanho de uma bola de basquete, toda a água seria do tamanho de uma bola de ping pong.

Quanto de água é isso? São aproximadamente 1.332 bilhões de quilômetros cúbicos, de acordo com um recente estudo do U.S Geological Survey. Aproximadamente 72% da Terra está coberta pela água, mas 97% é água oceânica, não sendo diretamente potável.

"Não há muita água na Terra", diz David Gallo, um oceanógrafo do Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) de Massachusetts.

Os oceanos criam uma camada de 24,000 quilômetros pelo planeta com uma média de 3.2km de profundidade. Se colocasse toda a água em cima dos Estados Unidos, isso criaria uma lago de 145km de profundidade.

Isto parece muita água, disse Gallo, mas se a Terra fosse uma maçã, a água seria menos espessa que a casca da fruta. A água potável da Terra é ainda mais rara.

"Para a humanidade prosperar, ou até existir, nós precisamos usar a pouca água potável nos lugares corretos, no tempo certo e apenas na quantidade necessária," disse Gallo.

Veja como a água portável da Terra está espalhada ao redor do mundo:
  • 70% da água potável está nas calotas polares
  • Menos de 1% da água potável está acessível
  • Seis países (Brasil, Rússia, Canada, Indonésia e Colômbia) possuem mais de 50% das reservas de água potável do mundo
  • Um terço da população mundial vive em países com pouca água, isto é definido pela razão do consumo de água do país e pela quantidade de água disponível.

Há muito mais água potável no solo que em forma de líquido na superfície, de acordo com o USGS. (Fonte: ourmazingplanet.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário